Nosso Blog

Curiosidades sobre o Papel de Parede

Papel de parede

Curiosidades sobre o Papel de Parede

O papel de parede surgiu na China, como elemento decorativo, aproximadamente duzentos anos antes de Cristo. Veja abaixo algumas Curiosidades sobre o Papel de Parede?

Era rudimentarmente produzido com papel de arroz, totalmente branco, portanto sem qualquer tipo de detalhe decorativo.

A Europa passou a ter mais contato com a China a partir dos Séculos XVI e XVII, e o papel de parede surgiu no continente europeu pelas mãos dos comerciante árabes, que aprenderam com os chineses a sua produção. Passou a ser usado para decorar parte das paredes, substituindo as telas e tapeçarias.

No Brasil, o papel de parede apareceu devido à forte migração europeia no final do século XIX. Porém, até 1930, a importação desse produto era pequena, em função dos altos custos, sendo em seguida esquecido por anos. Em 1960, com a modernização da indústria brasileira e com a redução dos custos, o papel tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes.

Mais uma curiosidade sobre o papel de parede. Ele ser um poderoso artigo de decoração para casa. Eles permitem uma mudança fácil e rápida para qualquer ambiente, pois têm uma aplicação extremamente simples e estão disponíveis em diversas texturas e cores.

Separamos as especificidades dos principais modelos e também em quais ambientes eles podem ser melhor aplicados. Assim, você pode se inspirar e começar sua decoração de casa imediatamente. Vamos ver?!

Papel de parede tradicional

Os papéis de parede tradicionais são compostos essencialmente de celulose, o composto básico do papel, e um revestimento de verniz. Devido a esse frágil material, apresentam um tempo de vida útil muito pequeno em relação aos demais. No entanto, a variedade de cores e estampas é bastante ampla.

Deve ser aplicado em paredes uniformes e limpo sempre com um pano  mais seco para evitar rasgos e danos.

O modelo vinílico

O modelo de papel de parede vinílico tem esse nome por receber um acabamento trabalhado em vinil e uma camada de PVC — o que o difere do vinilizado. Essa especificidade permite uma grande durabilidade desse papel e o torna impermeável.

Esse papel é recomendado principalmente para locais cuja circulação de pessoas é grande, devido à sua alta resistência.

Papel de parede em TNT

O papel de parede Tecido Não Tecido (TNT) é composto por fibras — tanto de celulose quanto de poliéster. Essa mistura de componentes o torna durável e bastante resistente à luz e à umidade.

Pode ser aplicado em basicamente todas as superfícies — lembre-se de evitar utilizar qualquer papel de parede nas áreas externas.

Papéis de parede com alto relevo

A tecnologia desenvolvida nos papéis de parede já nos permite, inclusive, alcançar um aspecto macio e almofadado na superfície. Esses são os modelos em alto relevo. Para isso, utiliza-se uma espuma injetável que têm texturas onduladas e fofas.

São indicadas para superfícies de áreas internas com pouco (de preferência nenhum) contato com umidades. Sua limpeza deve ser feita com aspirador de pó e pano seco.

Veludo: um papel de parede em alto padrão

Excêntrico e transmissor de uma sensação de primor e requinte, o papel de parede em veludo é considerado um modelo de alto padrão. A limpeza deve ser feita apenas com aspirador de pó, pois é um material extremamente sensível.

Recomendado para áreas com pouco movimento e que não ficam expostas ao sol, esse pode ser um excelente modelo de papel de parede para quarto.

Está gostando das curiosidades sobre o papel de parede? Agora vamos ensinar como você mesmo pode aplica-lo.

Como aplicar o papel de parede?

Uma das maiores vantagens do papel de parede é sua fácil aplicação. Em nosso post sobre “Decoração com Papel de Parede” nós fizemos um tutorial sobre como aplicar. Você vai encontrar a lista de materiais que precisa, bem como o passo a passo da instalação.

É tão simples que você mesmo pode fazer, vale a pena conferir!

Removendo o papel de parede antigo

Ok, eu quero renovar a minha decoração, mas eu já tenho um papel de parede aplicado… Como posso removê-lo de forma prática?

Remover o papel de parede é um processo bem simples, desde que ele tenha sido colocado da maneira correta. Do contrário, você terá um pouquinho mais de trabalho, mas ainda assim conseguirá removê-lo. Para isso, tanto a água quanto o removedor de papel ajudarão no processo.

Para os que são removíveis, basta puxar uma das pontas (se estiver velho, provavelmente alguma já estará solta) sempre bem rente à parede, evitando rasgos “no meio do caminho”.

Se for um papel não removível, basta molhar com água morna e deixar agir por uns minutos. Depois, você deve retirá-lo usando uma espátula. No caso dos papéis laváveis, use uma lixa grossa e raspe toda a superfície antes de molhá-lo.

Essas foram algumas curiosidades sobre o papel de parede!

Conte com uma enorme variedade de papéis de parede na Marly Cortinas e Décor.

Se você está procurando por variedade de papéis de parede para sua decoração, você está no lugar certo! Na Marly Cortinas e Décor você vai encontrar diversas opções para renovar o ambiente e deixar sua casa muito mais linda.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!